Para você saber....

Nada na vida fará você ser feliz até que você escolha ser feliz.

sábado, 12 de março de 2011

Veja vídeos do terremoto no Japão


Vídeos de agências e da TV japonesa mostram a destruição causada peloterremoto de magnitude 8,9 que atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão.

As imagens mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) no Oceano Pacífico. A onda alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.

A agência de gerenciamento de desastres do Japão afirmou que mais de 300 pessoas morreram no país.

Registro de moradora
Nas imagens ao lado, uma moradora registra com sua câmera a força do impacto do terremoto dentro de um quarto de sua casa.

Durante a gravação, é possível ver a estante sacudir.

Livros e materias de informática foram para o chão. Desesperada, ela procura socorro e corre para a rua.

Já fora de casa, com a câmera ligada, ainda é possível ver a terra tremer.

Relato de Claudia Sarmento
A correspondente da Globo News para a Ásia, Claudia Sarmento, relata de Hong Kong a situação no Japão. Ela diz que os aeroportos estão fechados e ninguém entra ou sai do país.

Os telefones não estão funcionando, nem celulares nem linhas fixas.

Relatos de moradores, com quem ela conseguiu se comunicar por email, dão conta de que este foi o pior tremor em muitos anos, muito mais grave que o normal. Prédios sacudiram bastante na capital e os trens estão parados.

Imagens da destruição
Este é um dos terremotos mais fortes da história do país. A maior preocupação é com a região do Pacífico, onde até 50 países podem ser atingidos pelo maremoto causado pelo abalo.

Foram sentidos ao menos 19 tremores secundários.

No vídeo ao lado, é possível ver uma série de imagens do tsunami: uma onda de lama e destroços atingindo a região de Sendai, barcos sendo arrastados na costa e carros flutuando na inundação.

Estrada partida
Nessas outras imagens, ao lado, pessoas aparecem no topo de um prédio cercado pela água.

A população do país está nas ruas, seguindo orientação do governo para sair de suas casas e procurar abrigo. Nos bairros das cidades, são vistos os restos de casas que vieram abaixo, carros virados e muito entulho. As cenas são de destruição.

Também é possível ver uma grande fenda que se abriu numa estrada.

Embaixador
Marcos Galvão, embaixador do Brasil no Japão, falou com a Globo News nesta manhã. Segundo ele, ainda não há informações de vítimas brasileiras. No entanto, diz Galvão, vale lembrar que as comunicações estão comprometidas.

Ele reforça que a telefonia e o transporte público não funcionam. Mas ressalta que não há danos em prédios da capital e que as áreas atingidas são de baixa concentração de brasileiros.

Galvão relata um clima de relativa calma.

Relatos de brasileiros
O brasileiro Marcelo Okazaki também falou com a Globo News nesta manhã.

Ele descreveu o exato momento do tremor: "Estava na cozinha, chamei minha esposa e meu filho para sairmos do apartamento", diz.

"Nós esperamos o grande terremoto daqui. Não sabemos se é um de baixa magnitude. É uma sensação de pânico total."

Pela internet, nas redes sociais, outros brasileiros que moram no Japão relatam a situação caótica que estão vivendo.

São mensagens de pessoas aterrorizadas.

"Achei que ia morrer", diz uma das jovens. "Tremendo forte de 10 em 10 minutos", relata um homem. Outro diz que está preso no escritório com outros colegas de trabalho.

Outros confirmam que os transportes não estão funcionando.

Professor comenta
Marcelo Motta, professor de geografia da PUC Rio, comentou as características do terremoto que atingiu o Japão.

"O que chama atenção é a magnitude, de 8,8, apesar da profundidade de 24 km", diz Motta.

"A profundidade dita muito a magnitude e a devastação que ele provoca. Mas isso não é algo surpreendente para a área."

Ele se refere ao círculo de fogo do Pacífico, conhecido por sua alta atividade tectônica.

Alerta no Chile
Na América do Sul, o Chile emitiu um alerta de tsunami na costa de todo o país.

Os chilenos ficaram preocupados, já que no ano passado um terremoto no leito marítimo, proximo ao litoral do país, gerou uma onda gigante que afetou as cidades costeira.

Desta vez, a maior preocupação está na Ilha de Páscoa, primeiro ponto do território chileno que poderia ser atingido. A população está sendo retirada. Sismólogos chilenos destacam, porém, que terremotos no Japão historicamente não afetaram o Chile.

Sismógrafo no Brasil registra abalo
Até no Brasil os sismógrafos registraram o terremoto no Japão. Um aparelho da Unicamp, desenvolvido Por Rogério Marcon, mostra que o impacto atingiu menos de 1 ponto de magnitude.

Ninguém sentiu o abalo.

"O aparelho consegue detectar essa movimentação do terreno e transforma em algo que possa ser estudado posteriormente", diz Marcon.

Correspondente relata experiência
O correspondente da TV Globo no Japão, Robert Kovalick, está preso na cidade de Kyoto à espera de um trem-bala que leve a equipe do "Fantástico" para Tóquio.

Em entrevista ao "Jornal hoje", Kovalick comentou onde estava no momento do tremor. "Eu estou na estação de trem, ao sul do Kyoto. Assim como eu centenas de pessoas estão presas.

Estávamos no Centro de Pesquisa [para uma reportagem do 'Fantástico'] e, apesar de o terremoto ter sido mais fraco na parte do sul do Japão, a gente pôde perceber o prédio balançando na hora", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário