Para você saber....

Nada na vida fará você ser feliz até que você escolha ser feliz.

domingo, 27 de setembro de 2009

guitarra


Mini-curso de guitarra MVHP
Capítulo 1: Introdução à Música aplicada à guitarra Elétrica

Cordas da Guitarra
Conta-se as cordas da Guitarra de baixo para cima nesta ordem:
1ª - Mi
2ª - Si
3ª - Sol
4ª - Ré
5ª - Lá
6ª - Mi


Simbologia dos dedos da mão direita
p – Polegar
i– Indicador
m – Médio
a – Anular
Além dos dedos da mão direita, usamos a palheta (Com mais freqüência).
Inicialmente, o movimento da palheta tem de ser alternado, isto é, atacando a corda de baixo para cima e depois de cima para baixo.
Existem outros movimentos de palheta, tanto alternado quanto "Sweep", mas trataremos deste assunto mais adiante.


Simbologia dos dedos da mão esquerda

1 – Indicador
2 – Médio
3 – Anular
4 – Mínimo
O polegar da mão esquerda deve situar atrás do braço da guitarra como função apoio, mais ou menos a noventa graus em relação à base do braço, evitando aparecer em relação à pessoa que está assistindo à sua frente.

Exercício 1:
Como exercício de mão esquerda, toque o dedo 1 da 1ª casa, o dedo 2 na 2ª casa e assim por diante, "atacando" a corda com a palheta para soar as notas da mão esquerda.


EXEMPLO:
Ascendente
1 - 2 - 3 - 4
1 _______________________________________________________1_2_3_4______________
T 2 _____________________________________________1_2_3_4________________________
A 3 ___________________________________1_2_3_4__________________________________
B 4 _________________________1_2_3_4____________________________________________
5 ______________1_2_3_4_______________________________________________________6_______1_2_3_4______________________________________________________________
Descendente
4 - 3 - 2 - 1


1 __4_3_2_1___________________________________________________________________
T 2 ______________4_3_2_1_______________________________________________________
A 3 ___________________________4_3_2_1__________________________________________
B 4 _________________________________________4_3_2_1____________________________5 _______________________________________________________4_3_2_1______________6 ___________________________________________________________________4_3_2_1__
Capítulo 2: Tocando uma Guitarra

Esta parte pode parecer estúpida para quem já tem o mínimo de intimidade com o instrumento, mas, sinceramente, já vi pessoas que não têm nem noção de como segurar a guitarra! Para essas, temos esta parte aqui. Primeiramente, posicione o instrumento numa posição que você sinta-se confortável (sugiro tocar sentado numa cadeira, para começar). Treine algumas palhetadas (tocar com palheta, no começo, é muito mais fácil que dedilhado clássico): uma nota por corda, duas cordas ao mesmo tempo, licks em uma corda (como o famoso 1-2-3-4) e, finalmente, acordes.

Exercício "1-2-3-4":e----------------------------------B----------------------------------G-------------------------etc...---D-----------------1-2-3-4--------A---------1-2-3-4----------------E-1-2-3-4------------------------
Quando estiver palhetando as cordas, tente tocar entre a ponte ( peça metálica onde as cordas estão presas) e o início do braço; se palhetar muito perto da ponte, as notas soarão muito agudas e secas, enquanto muito perto do braço ou sob ele, as notas irão soar muito graves e cheias. Mas para podermos entrar aos poucos nesse assunto devemos saber como interpretar as tablaturas. Veja abaixo a importância delas no começo do curso.

* Lendo tablaturas

As tabs são a forma de notação mais útil que já se inventou para instrumentos de corda, pois não é necessário saber nada de teoria musical para tocar. Uma desvantagem é que não há possibilidade de marcar o tempo das notas com precisão, como numa partitura, mas isso é facilmente contornado se você conhecer a música. Para interpretá-las, pense como num jogo de batalha naval, no qual existem as linhas e as colunas; na guitarra, são cordas e trastes. É mais fácil visualizar com um exemplo simples:

Intro/Riff principal de "Come As You Are" (Nirvana):e---------------------------------:B---------------------------------:G---------------------------------:D-----------------------------:----A---------0---0---------2-----:---E-0-0-1-2---2---2-2-1-0---0-0-:
Os números representam os trastes a serem apertados ("0" significa corda aberta, sem segurar nenhum traste) enquanto a mão da palheta toca a corda indicada. As cordas, você já aprendeu a denominação no item 1.
Intro de "The Man Who Sold The World" (Nirvana):

e-----------------------------------------------:B-----------------------------------------------:G-2-2-2-0--2h3p2p0-2-2-2-0--2h3p2p0-2-:D-----------------------------------------------:A-----------------------------------------------:E-----------------------------------------------:
Existe nesse exemplo aparecem elementos novos, chamados hammer-on (h) e pull-off (p).O primeiro consiste em tocar a primeira nota e apenas apertar a segunda (ex: em 2h3, toque a nota no traste 2 e apenas aperte o traste 3, aproveitando a vibração da corda, sem palhetar de novo). O pull-off é o contrário: você deixa ambos os trastes pressionados, toca a nota e depois solta o dedo que estava segurando a nota que tocou. A segunda nota irá soar aproveitando a vibração da corda da primeira nota.

Intro de "Purple Haze" (Jimi Hendrix):

e-------------------------------------------------------------------------B---------------------------------------------------------------8b9------G------------------------------------------------------------7------------D-----------8--------8---------------8--------8----------/9---------7---A------------------------------------------------------------------------ -E------6--------6---------------6--------6-------------------------------
e--------------------------B--------------------------G--------------------------D--5----------------------A-----5-----5/7----------E--------0-----------------

Nesse último exemplo, você irá aprender o bend (b) e o slide (/).O bend consiste em tocar a nota e empurrar a corda em direção ao seu rosto, para produzir uma mudança de pitch da nota (elevá-la 1/4, 1/2 ou 1 tom, por exemplo; na tab mostrada, o bend é de 1/2 tom, ou um traste); o slide é mais simples: toque a nota e deslize o dedo até a próxima (ex: em 5/7, toque o quinto traste e deslize o dedo para o sétimo, sem palhetar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário