O blush, em tons mais terrosos, é excelente para criar profundidade e um rosto bastante expressivo ao realçar os ossos e concavidades da face.
Os tons mais rosados têm sido a tendência, exatamente por criarem um aspecto saudável, como se a pessoa tivesse acabado de sair de uma boa caminhada.
É provável que toda mulher leve na bolsa maquiagem, Elas não podem esquecem de levar o blush. Quando o blush estiver perdendo a cor é bom retoca-lo um pouco, pois é um produto sensível!
As peles muito claras das ruivas e loiras podem usar qualquer dos tons de blush: tons róseos ficam especialmente interessantes em loiras, e terrosos muito indicado para as ruivas; os levemente alaranjados também estão liberados.
As morenas devem ser cautelosas com os rosados e ficarem à vontade para todos as variações dos tons terra, incluindo os tons puxados para o laranja.
As negras devem fazer uso dos tons alaranjados para destacar a sua pele (especialmente as muito negras).
As orientais devem fugir dos tons alaranjados, com o risco de realçar ainda mais o tom levemente amarelado de sua pele.
De toda forma, atente para o tom da sua própria pele, independente de ser clara, morena, negra ou oriental. Fujo do tom que a sua pele já traz muito marcada e a chance de errar diminuirá (por exemplo, as brancas devem atentar se seu tom de pele "puxa" mais para o rosa ou o amarelo e evitar o tom que mais se assemelha ao da sua pele, e assim por diante).
Rosto oval: Você precisa passar o blush nas têmporas acompanhando até a testa e até a altura do queixo, provocando uma ilusão de ótica para alongar e amenizar esse aspecto oval. Não se esqueça de passar nas bochechas.
Rosto retangular ou longo: O blush deve ser aplicado nas têmporas próximo à testa. Depois, passe um pouco do produto na região entre a orelha e as maçãs do rosto.
Rosto quadrado: Coloque o blush nas têmporas próximo a testa, orelha e boca. Passe também um pouco de blush nas laterais do queixo e depois desenhe as bochechas.
Rosto triangular: Passe o produto nas têmporas próximo a testa e bochechas. Deposite um pouco de blush no queixo e nas maçãs do rosto.
Rosto redondo: O blush é aplicado na lateral do rosto abrindo em leque até as maçãs, acompanhando até o queixo suavemente para valorizar a luz e o efeito oval.
Nariz batatinha: O blush pode ser aliado no disfarce de narizes mais "gordinhos". Passe um pouquinho na ponta em sentido vertical.
Para dar adeus à palidez do rosto, nada melhor do que um toque de blush! Mas, se você não sabe muito bem qual é o jeito certo de passar, qual é a tonalidade que mais combina com a sua cor de pele e qual pincel é o mais adequado, aí vão as dicas:
• Qual é a cor certa?
Prestar atenção na cor de sua pele é essencial na hora de escolher o melhor tom de blush. Se você é branca, a gama de rosas é a mais indicada; caso seja bronzeada ou oriental, prefira os tons alaranjados; se sua pele for negra, você tem a liberdade de escolher essas duas cores ou até mesmo os tons puxados para o violeta.
Dica: Os blushes marrom e bronze servem para definir o contorno do rosto.
• Qual pincel é mais adequado?
Para garantir maior precisão, o ideal é utilizar pincéis não muito grandes e redondos. Existe também o pincel chanfrado – como ele é cortado na diagonal, uma das laterais é mais curta –, que garante um efeito mais definido às maçãs do rosto; mas, com esse, você vai precisar de mais técnica e cuidado para dar o efeito desejado.
Dica: O tamanho mais adequado de pincel é o semelhante ao tamanho 16.
• Como o blush deve ser aplicado?
Vamos por partes para ficar tudo explicado e você não fazer feio nem na escola, nem na hora de badalar nas festas. É muito importante identificar o formato do seu rosto e fazer com que o blush valorize seus traços. Evite copiar a maquiagem daquela artista, porque pode não funcionar para você.
Primeiro, passe o blush marrom para valorizar ou disfarçar formas, mas cuidado! Ele deve ser leve o suficiente para apenas sombrear a pele.
• Rosto redondo
Aplique em toda a lateral do rosto, acompanhando a raiz do cabelo, descendo por baixo das maçãs do rosto e do maxilar até chegar perto do queixo. Você também pode trabalhar com dois tons de blush: um mais claro nas maçãs e outro, mais escuro, abaixo dela. Uma dica é escurecer as laterais do rosto com base e pó para dar a ilusão de afiná-lo.
• Rosto quadrado ou anguloso
Passe o blush imaginando um triângulo, com a base na lateral do rosto e a ponta na direção do nariz. A base e o pó mais escuro devem ser aplicados no canto extremo do maxilar e da testa.
• Rosto oval ou comprido
Coloque o blush em uma uma linha reta, que se inicia no lóbulo da orelha e segue até perto do início dos lábios. Procure passar a base e o pó mais escuro na testa – um dedo no extremo da testa e no queixo.
• Como deixar o blush natural e fazer aquele ar de saúde?
É muito simples: aplique um pouco de blush rosado ou alaranjado nas maçãs – não se esqueça de sorrir para essa parte do rosto subir e ficar mais evidente –, um pouquinho no topo da testa, na ponta do nariz e no queixo. Outro jeito muito bacana de ficar linda com a maquiagem é esfumar de dentro para fora, mantendo a distância de dois dedos (médio e indicador), das laterais dos olhos e do nariz. Tudo sem exagerar!
• Exagerou? Não se desespere!
Se você estiver com vontade de exagerar no blush, sente-se confortavelmente por dez minutos em frente a televisão e espere a vontade passar. Então, vá se maquiar e procure o efeito saudável e elegante que ele deve proporcionar para não ficar vulgar. Caso você tenha pesado a mão e esteja parecendo uma boneca de porcelana, existe solução, sim! Mas, nunca tire o excesso antes de terminar toda a maquiagem. O que parece excesso pode ficar ótimo depois dos olhos maquiados, por exemplo. Se ainda assim achar que está muito forte, passe uma esponja macia e seca do lábio em direção à orelha, até deixar o efeito mais natural. Uma alternativa é passar algodão levemente umidificado com demaquilante ou lenços demaquilantes de forma sutil. Tome cuidado para não remover todo o trabalho que você teve.
Dica: Aplique o pincel com carinho, não é uma esfoliação! Movimentos constantes deixam o traço mais delicado e sem manchas.
• O blush deve combinar com o gloss?
Não se preocupe com isso, porque não se deve fazer essa combinação. O que você precisa saber é que o blush deve estar de acordo com sua pele. Siga o bom senso, por exemplo: batom vermelho com blush rosa não é uma dupla muito harmônica. Na dúvida, tenha sempre em mãos batom cor de boca ou gloss incolor, além de blush pêssego ou rosa claro e marrom ou bege.
• Existe diferença entre passar blush durante o dia e à noite?
A diferença não está nos tons, mas na intensidade do produto. Pela manhã, tudo deve ser natural para criar o efeito saudável. À noite, você está livre para aplicar a mesma cor até duas vezes mais.
Dica: Use o iluminador de blush um pouco acima das maçãs do rosto para valorizar a make.
Nenhum comentário:
Postar um comentário